Acupuntura:

O QUE É ACUPUNTURA?

Método de tratamento milenar da Medicina Tradicional Chinesa que trata inúmeras doenças no ser humano, podendo também ser utilizada no tratamento de doenças em animais e plantas.

A Acupuntura é feita por punção de agulhas, ou queima de ervas em determinados pontos, esta última denominada Moxabustão. Originalmente do Chinês, a palavra tem o significado dessas duas formas de tratar, entretanto na tradução para o Português, foi adotado a palavra Acupuntura que engloba esta outra forma de tratar estes mesmos pontos.

COMO FUNCIONA?

Método de tratamento milenar da Medicina Tradicional Chinesa que trata inúmeras doenças no ser humano, podendo também ser utilizada no tratamento de doenças em animais e plantas.

A Acupuntura é feita por punção de agulhas, ou queima de ervas em determinados pontos, esta última denominada Moxabustão. Originalmente do Chinês, a palavra tem o significado dessas duas formas de tratar, entretanto na tradução para o Português, foi adotado a palavra acupuntura que engloba esta outra forma de tratar estes mesmos pontos. De uma forma bem simples para o entendimento geral, a acupuntura age estimulando o organismo a promover sua própria cura, promovendo a liberação das endorfinas, serotoninas, corticoides e outras substâncias que o próprio corpo produz, quando este está em suas funções normais. As mais importantes ações da Acupuntura são: analgésica, antiinflamatória, relaxa a musculatura, ansiolítica, antidepressiva, melhora a imunidade.

SESSÕES

Dura em média de vinte minutos e varia de acordo com a situação do paciente e critérios do tratamento. De uma maneira geral as pessoas procuram a Acupuntura depois de terem tentado uma gama de tratamentos que surtiram pouco ou nenhum efeito em sua doença. Estando muitas vezes na condição crônica, o caminho de volta ao equilíbrio as vezes pode se prolongar, não sendo essa a regra, quando o paciente busca este recurso terapêutico mais precocemente, na fase aguda de sua patologia.

TRATAMENTO

Feito através da inserção de agulhas descartáveis em pontos específicos que se encontram distribuídos em todo corpo humano. Este tratamento nos pontos também pode ser realizado pela queima de ervas nestes mesmos pontos denominando-se desta outra forma a Moxabustão, quando em alguns casos é indicado o aquecimento dos mesmos. Desta forma, o tratamento visa produzir um estímulo no organismo, para que ele mesmo possa promover o retorno à função normal, com desaparecimento dos sintomas. Na atualidade é também possível a utilização de outros meios como a Eletroacupuntura, aplicação de Laser e também Ventosas.

INDICAÇÕES

Atualmente, a Organização Mundial de Saúde recomenda a utilização da Acupuntura em várias doenças, dentre elas: Enxaqueca, Cefaléia Tencional, Artrite, Cervicalgia, Lesões de Ombro, Pós Laminectomia,  Neuropatia Intercostal, Lombalgia, Tendinite, Síndrome Vertiginosa, Rinite Alérgica, Asma, Dispepsia, Gastrite, Cistite, Insônia, Tensões Psiquicas, Síndrome de Tensão Pré Menstrual, Distúrbios do Climatério.

Click na imagem para ampliar